segunda-feira, 18 de junho de 2012

I Seminário Sobre as Drogas em Laranjeiras atingiu objetivo, segundo organizadores da UNIMEL


Os organizadores do I Seminário Sobre as Drogas que aconteceu no Auditório da UFS Campus de Laranjeiras, no dia de ontem (17/06), ficaram satisfeitos com o público presente. É que além dos palestrantes serem técnicos: doutores e Psicólogos na área do combate as drogas puderam contar com uma grande participação de Pastores locais, evangélicos, pessoas da comunidade em geral e etc. O Padre Renato Lima pároco da Igreja Católica em Laranjeiras não foi mais mandou seu representante.

O Auditório contou com quase 70 pessoas em plena tarde do domingo. Foi um dia participativo onde os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e uma pessoa foi encaminhada para um acompanhamento psicológico por querer sair das drogas e não conseguir. Como foi o caso de uma jovem senhora que perguntou: “Se uma pessoa que pratica drogas e quer sair dessa vida e não consegue o que fazer? Essa pessoa sou eu”. Estamos falando de Silvânia que publicamente se posicionou como uma pessoa interessada em sair das drogas.
A Psicóloga Iracema dos Anjos, que presta assistência a Associação Resgate de Sergipe disse que “a Cocaína é hoje nossa pior droga, mas que existem outras que diariamente consumimos e não percebemos como o cafezinho” e complementou dizendo que todos nós temos vícios comparando coisas que fazemos e que dificilmente deixaríamos de fazer citando, por exemplo, o café. “No lugar do café podemos tomar um suco”, uma coisa semelhante, mas o vício nos leva a tomar o café por conta de termos colocados na mente que tem que ser o café.  Em seguida o Psicólogo Carlos que também presta serviços voluntários na ARESE. Ele é Pastor e há trinta anos peleja com drogados. Para ele a família para ter sucesso precisa estar equilibrada e complementou que “as pessoas que usam drogas tem a alma ferida” e foi mais além dizendo que tem casos em que há tratamento mas outros o tratamento não resolve e finalizou usando um versículo bíblico muito usado pelo povo cristão: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.  Ele foi enfático e notabilizou a pergunta da jovem senhora sobre dependências químicas.
O evento que iniciou as 14h30m contou principalmente com a equipe do Projeto Resgate que é presidido pelo Pastor Jorge dos Santos que apresentou sobre a vida da Associação Resgate de Sergipe – ARESE e levou toda comissão técnica para proferir. A União dos Ministros Evangélicos de Laranjeiras, UNIMEL, liderou a abertura e realizou com o apoio da ARESE o I Seminário Sobre as Drogas e propuseram em outra oportunidade fazer outro evento semelhante só que “com capacitação durante todo o dia”, diz o Pr. Jorge.
Assim o evento foi finalizado e todos aplaudiram os trabalhos apresentados como sendo de grande proveito clamando por mais e que não parem apenas neste.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário